quarta-feira, 24 de junho de 2009

CORAÇÃO : GERADOR E CONDUTOR DO ESTÍMULO CARDÍACO





O coração possui um sistema próprio para gerar estímulos e transmitir a excitação poduzida. Este sistema é constituído pelo nodo sinotrial e o atrioventricular, ambos localizados no átrio, e pelo feixe atrioventricular. Este feixe se birfuca mandando ramos para ambos os ventrículos.
O estímulo inicial da contração ocorre sob uma forma de despolarização das células do nodo sinotrial que segue pela musculatura atrial até o nodo atrioventricular, e daí para os ventrículos.
Distalmente, as células do feixe atrioventricular adquirem maior tamanhão e uma forma característica, sendo denominadas de fibras de Purkinje. Após um trajeto subendorcádio, os ramos do feixe atrioventricular se subdividem e adentram na espessura ventricular, tronando–se intramiocárdios. Esta disposição é importante por levar os estímulos às camadas mais íntimas da musculatura ventricular.
As fibras musculares do miocárdio existem terminações nervosas livres e que levam impulsos para o sistema nervoso central. Estas terminações estão relacionadas com a sensibilidade a dor. A obstrução parcial das artérias coronárias causa deficiência no suprimento de oxigênio ao miocárdio, com o aparecimento de dor (angina no peito).
Esta mesma inervação sensorial é estimulada nos enfartes do miocárdio, circunstância onde a dor é muito intensa porque muitas fibras musculares ficam completamente privadas de oxigênio e morrem.



REFERÊNCIAS

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Sistema Circulatório. In: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. p. 179-191.

5 comentários:

  1. Alex Silva
    Gostei do trabalho!!!!
    Ficou muito bem feito... Parabéns!!
    Engenharia Florestal
    UFS
    5º periodo

    ResponderExcluir
  2. Laís Cristina
    Adorei o blog... achei bem didático!!!
    parabéns!
    Nutrição UFS
    3º período

    ResponderExcluir
  3. *Caros (as) Alunos (as), vocês estão de parabéns!!! Muito interessante este blog.
    *Professor, parabéns por esta iniciativa e de levar os seus alunos a conhecer outros recursos de aprendizagem utilizando o método TCI - Tecnologias da Informação e Comunicação, inovando sua metodologia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Parabénss!!
    Bem resumido e informativo...
    Monique Nutrição-UFS 3º período

    ResponderExcluir