segunda-feira, 22 de junho de 2009

SISTEMA CIRCULATÓRIO

O sistema circulatório abrange os sistemas vascular linfático e sanguíneo. Sendo que o sistema vascular sanguíneo é formado por:
Coração, órgão cuja função é a propulsão de sangue.
Artérias, órgãos eferentes que têm por função transportar, para os tecidos, sangue rico em nutrientes e oxigênio.
Capilares, uma rede de túbulos delgados que se anastomosam profusamente e através de cujas paredes se dá o intercâmbio entre o sangue e o tecido.
Veias, resultantes da fusão de capilares e se tornam mais calibrosas, à medida que se aproximam do coração, para onde trazem o sangue.


O sistema vascular linfático é uma via acessória que recolhe o líquido intersticial e o transporta novamente até o sangue. É importante, pois recolhe moléculas grandes de proteínas, restos celulares, bactérias, entre outros. No trato gastrintestinal tem função de absorção de nutrientes. De fundamental importância no controle da concentração de proteínas no líquido intersticial. Tem papel então no controle da concentração de proteínas, volume e pressão do líquido intersticial. Possui bomba própria de propulsão (válvulas + músculo liso). As moléculas protéicas não retornam ao líquido intersticial devido ao tipo especial de estrutura dos capilares linfáticos, que formam espécies de válvulas na sua parede.


VASOS SANGUÍNEOS


Estrutura geral:
De modo geral os vasos sanguíneos apresentam as seguintes camadas:

Túnica íntima- apresenta uma camada de células endoteliais que reveste a superfície interna do vaso. Lâmina limitante elástica interna.
Túnica média- formada principalmente por fibras elásticas, reticulares e proteoglicanas. Lâmina elástica externa. (Não existe nos capilares sanguíneos).
Túnica adventícia- consiste principalmente em tecido conjuntivo, com fibras colágenas e elásticas.




CAPILARES SANGUÍNEOS
Os capilares sanguíneos podem ser agrupados em quatro tipos:

Os contínuos ou somáticos – endotélio contínuo, sem fenestrações / poros; as células endoteliais dos capilares contínuos apresentam numerosas vesículas de pinocitose que atravessam macromoléculas através da parede endotelial (incorporação de material externo à célula dentro desta). São encontrados no tecido muscular, conjuntivo, nervoso e glândulas exócrinas.
Os fenestrados – constituídos por células endoteliais que apresentam orifícios de fenestras obliteradas por um diafragma. A lâmina basal é contínua. Esses capilares são encontrados nos órgãos onde ocorrem trocas entre tecidos e o sangue como nos rins, no intestino e glândulas endócrinas.
Os fenestrados sem diafragma – encontrado nos glomérulos renais. Sem diafragmas. O sangue esta separado dos tecidos adjacentes pela lâmina basal, esta por sua vez contínua.
Os sinusóides ou descontínuos – lúmen com maior diâmetro e tortuoso, o que reduz a velocidade da circulação sanguínea, a lâmina basal não é contínua e há espaços entre as células endoteliais.

SISTEMA ARTERIAL

ARTERIAS
• Tubos de alta pressão
• São elásticos e de alta resistência
• Fluxo rápido
• Contém músculo liso que contrai ou relaxa com a finalidade de regular o fluxo sanguíneo
• Determinam a pressão arterial


ARTERÍOLAS

• Parede muscular forte
• Alteram intensamente o fluxo sanguíneo
• Atuam como válvulas controladoras


VEIAS

A maioria das veias é de pequeno ou médio calibre. Apresentam uma camada túnica íntima com camada subendotelial delgada, às vezes ausente. A camada média é constituída principalmente por pequenos feixes de músculo liso entremeados de fibras reticulares e de fibras elásticas. A camada adventícia é bastante desenvolvida.
As veias, principalmente as de calibre pequeno ou médio, apresentam válvulas no seu interior. As válvulas são pares de dobras da camada íntima, que fazem saliência para a luz do vaso. São encontradas principalmente nas veias de membros superiores e inferiores. A contração dos músculos estriados esqueléticos comprime veias, impulsionando o sangue nelas contido, e as válvulas direcionam o fluxo sanguíneo no sentido do coração, impedindo que haja refluxo.

CORAÇÃO


É um órgão muscular que se contrai ritmicamente, impulsionando o sangue no sistema circulatório. Suas paredes apresentam–se constituídas por três túnicas: a interna, o endocárdio; a média, o miocárdio; e a externa, o pericárdio. Apresenta uma porção central fibrosa que serve de apoio às válvulas e fibras musculares cardíacas, denominada de esqueleto fibroso do coração.
O endocárdio: constituído por endotélio apoiado sobre uma delgada camada subendotelial, de tecido conjuntivo frouxo. Camada subendotelial: situa-se entre o endocárdio e o miocárdio e é onde estão as fibras condutoras dos estímulos que são responsáveis pela contracção harmónica do coração, as fibras de Purkinje.
O miocárdio: formado por fibras musculares cardíacas células. Existem espaços claros que são discos intercalares: zonas onde existem complexos de união que unem as células musculares cardíacas entre si. Existem também muitos capilares sanguíneos. Camada com espessura variável. Algumas fibras de colágeno unem o miocárdio ao epicárdio.
O epicárdio: corresponde a camada visceral do pericárdio. É uma camada subepicárdia constituída por tecido conjuntivo frouxo que contém vasos, nervos e gânglios nervosos.

REFERÊNCIAS

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Sistema Circulatório. In: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. p. 179-191.

16 comentários:

  1. Muito interessante esse assunto.
    Está de Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bem redigido, coerente e conciso, de acordo com aquilo q é abordado. ... parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, trabalho bem desempenhado e com bastante informações!!

    ResponderExcluir
  4. Iradoo Milaa Lerdinha....mt interessante o assuntoO.! parabens pra vcs.!

    ResponderExcluir
  5. assunto muito bem abordado!parabéns

    ResponderExcluir
  6. gosteiii...ficou bem completo essa parte ;)

    by dany

    ResponderExcluir
  7. Bem didatico mesmooo!!
    As figura simplificam o assunto!!
    Jóiaa!!
    =)

    ResponderExcluir
  8. O Blog ta bem legal, bem ilustrado e com o assunto bem abordado!! Parabéns às relizadoras.

    Roberta de Lima Valença
    5° período de Zootecnia

    ResponderExcluir
  9. boa didatica ...
    parabens...
    Aline-nutrição ufs- 3º periodo...

    ResponderExcluir
  10. meninas que tema interessante... adorei!
    bjo

    ResponderExcluir
  11. E aí Camila muito bem elaborado o trabalho de vocês, espero que este seja o 1º de muitos, que você's continuem sempre atualizando, e colocando mais assunto voltado à nutrição humana. Parabéns

    Thigna Carvalho UFS - 3º Química

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ana Paula UFS- Artes Visuais
    Camilinha!Gostei muito do seu trabalho!Parabéns!
    O assunto abordado foi escrito de forma clara, fácil no entendimento e com informações interessantes. Muito bom!Boa sorte, bjs!

    ResponderExcluir